O que é o Rope Skipping...

O Rope Skipping é uma atividade física que tem por base o aproveitamento desportivo de um gesto ancestral: Saltar à Corda, utilizando uma diversidade de saltos, acrobacias e manejos de corda bem como infinitas combinações de habilidades e possibilidade de sincronismo entre os saltadores e a música. Devido à facilidade de adesão (modalidade simples e económica) e progressão na aprendizagem, naturalmente se constitui como um modo muito eficaz para aumentar, não só a condição física mas também a auto estima e o processo de socialização, contribuindo para a luta contra a exclusão social.

 

Podemos considerar esta modalidade como uma forma extremamente lúdica e saudável para ocupação dos tempos livres das crianças e dos jovens. Sendo também aconselhada a todas as faixas etárias, uma vez que não há restrições quanto à idade, sexo ou peso desde que os praticantes não sofram de contra indicações médicas devidas a malformações da coluna ou outros problemas que impeçam a prática desportiva geral.

São várias as formas de saltar: com corda individual (Single Rope); com duas cordas (Double Dutch); com a partilha das cordas (Roda Chinesa); corda longa...etc. Para efeitos de competição contabilizam-se 2 formas: provas individuais (provas de velocidade; resistência; potência e Freestyle) e provas de equipas (provas de velocidade e Freestyle).